terça-feira, 7 de maio de 2013

Proteção Para a Rede Elétrica

   Após o vendaval ocorrido no estado do Rio de Janeiro no dia 06 de maio, e após um cabo de alta tensão que caiu sobre a rede de baixa tensão ter causado um grande prejuízo ao nosso amigo Itamar (PY1PXN), vou mostrar um a maneira rápida e prática para se proteger deste tipo de acidente. Trata-se do chamado Para Raio Eletrônico. O para raio foi projetado para proteger a entrada da rede elétrica de sua residência; sendo de fácil instalação no seu quadro de distribuição com padrão de encaixe no trilho NEMA. O para raio protegerá os equipamentos conectados aos circuitos oriundos desta rede. O circuito de proteção contra surtos transitórios utiliza varistor de óxido de zinco de alta capacidade, de 15 KA á 80 KA, com tempo de resposta da ordem de nanosegundos, portanto ele pode atuar (proteger) muitas vezes sem necessitar sua substituição, a não ser que receba descargas iguais ou acima de sua capacidade, ele atuará, protegendo a rede e ficará fora de serviço, necessitando sua substituição. Ele pode ser encontrado em boas casas de artigos elétricos ou através da internet. 
   Lembre-se, se sua residência for atendida por rede bifásica ou trifásica, você deverá instalar um para raio em cada fase, para que a rede esteja totalmente protegida.





   Sua instalação deverá ser feita logo após os disjuntores para que a sua atuação seja mais rápida, como mostra a figura ao lado. 
   Tenho um destes instalados em minha residência, e até o presente momento não tive a desagradável surpresa de ter equipamentos danificados por surtos na rede elétrica (e olha que por aqui eles não são poucos, chegando as vezes a acontecer mais de uma vez ao dia).

   Espero ter ajudado os amigos, e lembrem-se sempre, segurança em primeiro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário