sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Por Que "HAM" ?



   Você tem curiosidade em saber por que os radioamadores são chamados internacionalmente, de "HAM"? Bem, é o seguinte, a palavra HAM surgiu em 1908 como indicativo da primeira estação de amador operada por alguns membros do Radio Club Harvard. Eles eram Albert S. Hyman, Bob Almy e Poogie Murray.

   Inicialmente eles chamaram a sua estação de "HYMAN-ALMY-MURRAY". Infelizmente era um nome muito logo para pronunciar e, rapidamente, tornou-se confuso e foi alvo de uma revisão. Eles mudaram o nome da estação para "HY-AL-MU", utilizando as duas primeiras letras de cada um dos nomes.

   No início de 1901 aconteceu uma confusão entre os sinais da estações de amadores "HYALMU" e um navio mexicano chamado "HYALMO". Então eles decidiram usar somente a primeira letra de cada nome, e a estação passou a se chamar "HAM".

   Nos primórdios de um radioamadorismo não regulamentado, os operadores escolhiam suas próprias frequências e letras do indicativo. E naquela época, como agora, alguns amadores tinham sinal melhor do que algumas estações comerciais.

   Esta situação tornou-se alvo do Comitê de Legislação do Congresso, em Washington, e o congresso estabeleceu um tempo para proposição de uma legislação que limitasse a atividade do radioamadorismo.

   Em 1911, Albert Hyman escolheu um polêmico projeto de lei para regulamentar as comunicações sem fio como tópico de sua tese em Harvard. Seu orientador insistiu que uma cópia fosse enviada ao Senador David Walsh, um membro do Comitê de Legislação. O senador ficou tão impressionado com a tese que solicitou a Albert Hyman a apresentar-se ao Comitê.

   Albert Hyman apresentou-se, tomou seu lugar e descreveu como a pequena estação foi construída e quase chorou quando disse, 'a sala do Comitê repleta de pessoas, que se alguma taxa fosse cobrada eles teriam que fechar a estação porque eles não poderiam pagar taxa de licenciamento e todos os outros requerimentos que uma legislação impusesse 'as estações de amadores.

   Os debates ao projeto de lei das comunicações começaram e a pequena estação "HAM" tornou-se símbolo de todas as pequenas estações de amadores no país, que imploravam para ser resguardadas das ameaças e da ganância das grandes estações comerciais que não os queriam por perto.

   O projeto de lei foi finalmente a plenário e todos falaram sobre a " ... pequena e pobre estação HAM". Isto é como tudo começou. Vocês poderão encontrar a estória completa nos registros do congresso dos Estados Unidos. E por todo mundo associa-se "HAM" como operadores de radioamador.

   A partir daquele dia e, provavelmente, até o final dos tempos do rádio, um radioamador é um "HAM".

Fonte original: Florida Skip Magazine de 1959 traduzido por PY5DJ







Nenhum comentário:

Postar um comentário