segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Um rádio Nacional, legítimo do Brasil!

   Acredito que todos tem saudade daquele Motoradio 23 canais chucrutado para 39, entre outros modelos da marca que deixam saudade. Mas a questão agora é outra, é a possibilidade da Motoradio, hoje Motobras, voltar a fabricar um rádio, digamos, sob medida.
E o que sería sob medida?
   Um rádio compacto, pouco maior que o Cobra 19DX, com funções de AM (Amplitude Modulada), USB (Banda lateral superior), LSB (Banda lateral inferior), potência de 7 watts reais AM, 21 watts reais SSB (30 PeP), e que cobrisse toda a faixa homologada, ou seja, do canal 1 (26.965) ao canal 80 (27.805), simples assim!
   O transistor de saída poderia ser o mais usado hoje, com custo baixo e alto  rendimento, IRF520.
   E como seria o chaveamento do painel?
   Simples, bastaria a chave de funções AM/USB/LSB, potenciômetro duplo (ou não) para controle de Volume e Squelsh, outro potenciômetro duplo (ou não) para controle de Ganho de Microfone e Radiofrequência, e uma chave de toque para leitura de estacionária automática. Sem esquecer de um potenciômetro de sintonia TX/RX para AM e SSB.
   Claro, e os 80 canais, como seriam divididos?
   Simples, bastaria uma chave up/down para os dois bancos de 40 canais.
   Para finalizar, um S-meter analógico comum, e claro, o rádio preto, preto fosco, como era o saudoso Motoradio.
   Parece utopia, mas pode ser realidade, eu compraria 3 exemplares, um para cada veículo de minha casa e um para a estação base. Ter um rádio legitimamente brasileiro, homologado, funcionando com estabilidade, isso não tem preço, ou seja, tem sim. É possivel fazer um rádio de qualidade para competir com o Cobra 148 GTL, que diga-se de passagem, hoje é um dos piores rádios no mercado e o pessoal compra. Paradoxo!
   Gostaria do seu depoimento a respeito deste tema, você é a favor da volta do Motoradio, hoje Motobras, e compraria um rádio nacional homologado, aos moldes da legislação?
   Caro leitor, é muito importante saber o que você pensa a respeito, então diga-nos...
Seja quem for que você conheça, e que se interesse em ver um equipamento nacional sendo comercializado para a faixa dos 11 metros, solicite que poste algo a favor no Blog. www.pxjf.blogspot.com
A Motobras já sabe da movimentação, já conversei com eles e me disseram que se tiver muitas manifestações, eles voltam ao segmento, mas é necessário bem mais que duas mil postagens no site.
Então...

André Luiz C. Possato
PX4G1578 - PY4WB
     Juiz de Fora MG
         Acesse:
    Sempre em QAP 
      canal 40 LSB

Por favor, responda a este e-mail no link abaixo: http://pxjf.blogspot.com/2011/09/um-radio-nacional-legitimo-do-brasil.html

Grupo Independente de Rádio Operadores de Juiz de Fora

Nenhum comentário:

Postar um comentário