sábado, 18 de dezembro de 2010

Rádio Virtual ?

O EchoLink é um daqueles temas que é certo para começar um argumento sempre que alguém leva-lo até em uma reunião de rádioamadores. Eu comecei uma  recentemente, quando propus que permitissem contatos EchoLink para o nosso clube. Alguns caras diseram que os contatos mantidos com o programa não devem ser permitidos em concursos, porque ele permite o uso do computador para comunicação, e, desse modo, contatos EchoLink não são "rádio" contatos. Enquanto que eu vejo que eles deveriam ser permitidos porque este é apenas um divertimento.

Agora, esses caras têm ainda mais para reclamar: QsoNet CQ100 e o HamSphere. Ambos os serviços pretendem simular a experiência de rádio amador, com um programa de computador.
O QsoNet CQ100 , que se apresenta como "ionosfera virtual para rádio amador," tem sido em torno de pelo menos um ano. Para entrar no QsoNet, você baixar um software que simula um transceptor de HF. (O software só funciona em computadores que executam sistemas operacionais Windows.)
Uma vez que você iniciar o programa, você seleciona o modo que você deseja operar (incluindo CW!) E a "frequência" na qual você deseja operar. Então, você entra na rede QsoNet. A empresa alega que, "ele funciona com conexão discada, DSL e conexões de Internet por cabo. Não há necessidade de configurar as portas do roteador. A rede consiste em um conjunto de servidores de internet que oferecem streaming de áudio VoIP entre as estações. Depois de instalar o software de transceptor, estações QsoNet são conectados a um servidor central por uma única conexão TCP de saída. 
Para usar QsoNet, você deve ser um radioamador licenciado, apesar de, como dizem em seu site, "Não há RF. Tudo é feito através da internet." Custa também usar QsoNet. Após um período experimental de 90 dias grátis, você deve pagar uma taxa de assinatura $ 32.
Um novo serviço que eu tenho ouvido é sobre HamSphere . Criado por Kelly Lindman, o fundador da DXTuners , este serviço parece ser um pouco mais sofisticado do que QsoNet CQ100.
Por exemplo, no HamSphere você observa fading, QRM, QRN, efeitos fase multipath, etc, são todos os fatores e as regras nesta simulação. O sistema segue as leis da ionosfera de deflexão de ondas de rádio. "Você também pode escolher diferentes níveis de potência e os tipos de antena. A interface do usuário não é tão simples quanto a interface QsoNet CQ100, mas talvez isso seja uma coisa boa.


Uma grande diferença entre HamSphere e QsoNet CQ100 é que qualquer pessoa pode usar HamSphere, licenciado ou não. Outra diferença é que o software pode rodar em Macs e Linux, bem como computadores com Windows.
Como o EchoLink, penso que estes serviços virtuais de rádioamador pode ser atraente para os que vivem em locais com espaço restrito para se instalar uma antena ou outros que por qualquer razão não são capazes de criarem a sua própria estação. MAS, certamente não são um substituto para a coisa real. Eu simplesmente não consigo ver como fazer contatos com QsoNet ou HamSphere seria tão gratificante como decisão sobre contactos-the-air.


Para mim, o Virtual Ham Radio é o movimento de recrutamento para o nosso hobby, por que digo isso?
  • Virtual Ham Radio é uma ferramenta de grande formação.
  •  Acessibilidade a partir de um laptop conectado a Wi-Fi em um aeroporto de um de computador pessoal em casa.
  • Custos inicial é cerca de US $ 0 em termos de equipamento.
  • Nenhum sistema de antena.
  • em problemas de RFI.
  • Nenhuma licença.
Eu sou um link para introduzir alguém para a diversão e excitação de Radioamadorismo. A nova geração de radioamadores estão mergulhadas na utilização da Internet e o que é importante é a acessibilidade. Se alguém estiver visitando minha estação, eles não podem levar o posto com eles, após uma visita. Mas com o virtual Ham Radio, pode-se enviar e-mail, o link, baixar o software, e desfrutar do Ham Radio sem nunca abrir um manual de licença.

Imagine isso. É o poder da Internet para trazer mudanças ao mesmo tempo ignorando a regulação tradicional, regras e convenções. Logo, fóruns de operadores não-licenciados de virtuais Ham Radio, ganham vida com toda a pompa ou seja, prêmios, concursos, cartões QSL, livros de registo, etc

Apenas suponha comigo por um minuto. O que aconteceria se a American Radio Relay League oferecesse virtual Ham Radio a um indivíduo não-licenciadas em seu site?

A grande experiência de deixar ir o código Morse como uma exigência de licenciamento, goste ou não, move o Ham Radio em uma nova direção. Alguns mas não todos são inspirados em aprender a arte, mas, virtual Ham Radio sem licença representa uma nova direção também.

Virtual Ham Radio contorna a tradição de tradições, testes e certificado. Será que um indivíduo, uma vez exposto à diversão e excitação do virtual Ham Radio, querer buscar uma licença?  Talvez. Talvez não. Talvez isso dependa da embalagem e comercialização.

HamSphere e QsoNet CQ100 são inovadores e acessíveis para licenciados e não licenciados. Ambos têm um maior apelo do que o grande experimento de código Morse. Além disso, Ham Radio virtual tem um potencial positivo enorme para o passatempo, dependendo da sua aceitação dentro de uma comunidade maior.

Algo está acontecendo tranquilamente e o Ham Radio Virtual veio pra ficar.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Hamsphere - O Rádio Virtual



Este é um transceptor de rádio Ham virtual que funciona em Windows, Linux e Mac ou qualquer outro sistema. O HamSphere pode ser usado tanto por entusiastas de rádio licenciados (Ham Radio) e não licenciados.
Você é capaz de se comunicar com milhares de operadores de rádio amador e entusiastas de rádio de quase 200 países ao redor do mundo. Nenhum hardware extra é necessário, apenas o seu PC, um microfone, alto-falantes e você está pronto para chamar CQ sobre as bandas HamSphere. 
O sistema não emite qualquer RF por isso é 100% seguro para operar em qualquer país. Você também pode usar a faixa de 48m de broadcast para criar a sua própria estação de rádio de ondas curtas.

Leia sobre Vic VE3JAR no Canadá, que fez 5.500 contatos de 200 países com o HamSphere

Características do transceptor:
  • Modes: DSB (Double side band modulation) and CW (built in keyer) Modos de DSB (Double modulação de banda lateral) e CW (construído em keyer)
  • Filters: 700hz in CW, 2.4kHz and 3.8 kHz in DSB. Filtros: 700Hz em CW, 2,4 kHz e 3,8 kHz em ORL.
  • AGC: Fast and slow AGC: rápido e lento
  • 6, 10, 11, 15, 17, 20, 30, 40, 48, 80, 160m bands. 6, 10, 11, 15, 17, 20, 30, 40, 48, 80, 160m.
  • Band span: Usable bandwidth for each band is 96 kHz. Band span: largura de banda utilizável para cada faixa é de 96 kHz.
  • Power: Adjustable between 10 to 2.5 kW. Alimentação: Ajustável entre 10 e 2,5 kW.
  • Simulation on/off (Turn off shortwave reality mode and use as a 2m like transceiver) Simulação on / off (Desative o modo de realidade de ondas curtas e usar como um transceptor como 2m)
  • VFO and memory mode (9 memories) VFO e modo de memória (9 memórias)
  • DX Cluster DX Cluster


Criado por um emérito radioamador chamado  Kelly Lindman (5B4AIT),  o HamSphere, é um rádio virtual que permite a comunicação de fonia e cw simulando as faixas de onda do espectro de HF (bandas dos 6, 10, 11, 15, 17, 20, 30, 40, 80, 160 m e broadcasting) com direito a QRM, muita estática e tudo mais. Coisa de gênio e radioamador, é claro !!!

Não deu outra, veio aquela vontade louca de estar a frente de um rádio fazendo DX's, coisa de radioamador, que não tem explicação, pois se levarmos em conta que nos dias de hoje temos MSN, Skipe e outros com voz e imagem simultaneamente, realmente fica muito dificil explicar essa dedicação ao rádio e que no fundo, serviu de estimulo para não só querer voltar para o meio de onde nunca deveria ter saído, bem como para ter coragem de estar escrevendo algo a respeito.

Fantástico para quem nunca experimentou o mundo do radioamadorismo em HF e tem curiosidade, mas por diversas dificuldades (aquisição de equipamento, instalação de antenas, exames para obtenção do COER e etc...) acaba desistindo.

A oportunidade é esta, o software pode ser baixado em http://www.hamsphere.com/ onde o usuário poderá obter todas as informações necessárias para o cadastramento e assinatura se assim desejar. Inicialmente o programa funciona integralmente por um período de três dias, perdendo diversas funções após este prazo. Havendo interesse por parte do usuário, uma taxa anual de 21 euros será cobrada acrescida de alguns impostos.

Para quem já vive este mundo, é mais uma ferramenta de comunicação e oportunidade de fazer grandes contatos à distância, sem a dependência de equipamentos sofisticados.

Com esta ferramenta virtual que depende apenas de um micro-computador com poucos recursos de hardware, caixas acústicas e microfone e uma conexão com a internet, é possível manter contato com o mundo como os grandes radioamadores fazem.

Crie a sua conta HamSphere 
Clique no Link acima ou no Titulo e cadastre-se para experimentar.
Transforme seu PC em uma Ham Radio Station sem qualquer hardware adicional.
Comunique com Operadores de Radio e outros entusiastas de rádio em todo o mundo.
IMPORTANTE!
O HamSphere não é uma rádio real como muitos têm sugerido.
Tudo o que você vê e ouve é simulado em um computador de grande porte.
Quando você apertar o PTT, não é RF (Rádio Frequência) que é emitido em qualquer uma das 
bandas de ondas curtas.
Por isso, é completamente seguro para clicar a tecla PPF, mesmo se você não for um rádio 
amador licenciado ou seja um radio operador.
O projeto foi feito para simular uma banda de ondas curtas real com QRM / QRN, fading, etc.
Todas as bandas são construídas desta forma.
Se você quer uma banda sem ruído, sem batimentos, sinal total, nenhum ruído branco, etc você 
terá que usar outro produto como o CQ100!
Por favor, informe toda a sua experiência.É realmente importante ter todas as informações 
possiveis para que o Desenvolvedor possa obter um Software funcionando corretamente.
Qualquer informação faça contato pelo email: accounts@hamsphere.com   
 Kelly Lindman 
 SM7NHC 
 Fundador 
 www.hamSphere.com